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A logística basicamente é o fluxo de mercadorias e como ele ocorre, consequentemente muitas pessoas são envolvidas e várias visões de um mesmo processo são geradas. Um dos principais problemas da Logística é a falta de análise dos dados coletados, os quais hoje em dia já são fornecidos pelos TMS que além de realizar a operação logística, garante dados gerenciais para a gestão eficaz da empresa.

Mas como o transportador pode utilizar esses dados para descobrir se está satisfazendo o seu cliente, gerando resultados e obtendo lucro com a cobrança correta pelo frete? Se você leitor, já faz uso de um bom TMS, isso depende da análise dos dados fornecidos, mas se você ainda não tem saiba mais sobre a solução TMS Active Trans. Abaixo serão detalhadas 5 tipos de análises de dados que vão te dar maior visibilidade sobre o gerenciamento da sua empresa.

Saiba a sua performance de entrega

A performance de entrega é um dos maiores medidores de qualidade da sua transportadora, além de ser um item que ajuda na venda dos serviços de transporte, ela te fornece uma visão geral dos seus resultados para você atuar. A produtividade é, sem sombra de dúvida, a melhor saída para economizar e atingir mais resultados com menos esforço. Para calcular a performance siga os passos:

1 – Levante os CT-es emitidos nos últimos 6 meses e descubra quantos CT-es foram emitidos. Se você for cliente Active entre na tela (Relatórios > Operacional > Conhecimentos> Performance de Entrega)

2 – Separe-os em 2 categorias: CT-es entregues no prazo | CT-es entregues fora do prazo

3- Calcule a porcentagem de CT-es entregues no prazo com a formula [ (CT-es entregues no prazo/número de CT-es emitidos no total) * 100 ]

4 – Calcule a porcentagem de CT-es entregues fora do prazo com a formula [ (CT-es fora do prazo/número de CT-es emitidos no total) * 100 ]

A sua performance de entrega é a porcentagem de CT-es entregues no prazo. Agora você sabe o quanto você está entregando no prazo e o quanto você está entregando fora do prazo. Suas ações devem ser focadas em aumentar a sua performance. A avaliação de performance no mercado é:

+90% – Ótimo
80% – 90%- Bom
70% – 80% – Regular
60% – 70% – Ruim
-60% – Péssimo

Para aumentar a performance de entrega devemos descobrir os motivos pelo qual você não entregou no prazo, para isso vamos seguir o próximo passo

Análise de ocorrências

A análise de ocorrências é essencial para saber o que precisa ser melhorado na sua empresa. O comportamento certo é que todas as entregas que não ocorrem no prazo devem possuir ocorrências que justifiquem o atraso, desta forma você consegue ter informações para análise. Para analisar as ocorrências vamos utilizar o relatório de Ocorrências de Nota Fiscal dos últimos 6 meses e levante os tipos de ocorrências que mais aparecem na sua operação. A partir dos dados podem ser feitas as seguintes análises:

1- Pouquíssimas ocorrências: Se sua empresa estiver com uma ótima performance de entrega isto é normal, do contrário significa que você não está registrando as ocorrências no sistema, então você precisa rever o seus processos para ter mais organização na sua empresa

2- Ocorrências relacionadas a acidentes: Isto indica que sua frota precisa de uma atenção especial. Organize as manutenções dos veículos ou reveja os motoristas e terceiros que você está contratando.

3- Ocorrências relacionadas a pendências fiscais: Mais uma vez você precisa definir os processos da sua empresa. Faça um checklist de todos os documentos necessários para você realizar a entrega com segurança. Isto é muito importante se você precisar contar com o seguro.

4- Ocorrências relacionadas por ausência do destinatário: Você precisa estipular os requisitos mínimos para realizar o transporte. Seu cliente precisa fazer a parte dele, cobre a parte de responsabilidade do seu cliente.

Por fim isto irá te ajudar a ter uma visão geral do seu negócio, existem ferramentas como o BMC (Bussines Model Canvas) que podem te ajudar a entender melhor o funcionamento da sua empresa. Os modelos de gestão voltados para a sustentabilidade e para o benefício do cliente são os mais prósperos.

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