fbpx

Dando continuidade ao programa de melhoria continua, a Active Corp, participou da palestra “Fazer Acontecer” promovida pela ABES -Associação Brasileira das Empresas de Software e ministrada pelo empresário, coach, escritor e Doutor Ricardo Jucá. A palestra mostrou uma visão diferenciada sobre planejamento, metas e resultados conduzindo os expectadores através da “Pirâmide do Fazer Acontecer”.

Fazer Acontecer

A reflexão inicial girou em torno do significado do que é Fazer Acontecer e que resumindo significa “entregar resultados, apesar das barreiras, com as pessoas e de acordo com nossos valores” e em contrapartida apontou-se também as quatro razões que podem comprometer os resultados esperados: falta de planejamento, falta de ação sobre o planejamento, falta de controle e de ajuste de rumo e fatores externos incontroláveis.
A ferramenta desenvolvida pela Atingire, “Pirâmide do Fazer Acontecer”, ajuda a obter resultados excepcionais. Na base da pirâmide, estão a situação e a visão, ou seja, onde estamos e onde queremos chegar. Os problemas e as causas, que indicam porque não estamos lá, compõem o segundo passo. No centro da pirâmide está o passo três: a definição das metas, dos planos e incentivos, que determina o que fazer. “Toda meta precisa ter um objetivo principal, os indicadores de alcance, o prazo, um valor e a definição de um responsável pelo projeto”, destacou o palestrante.

O passo quatro é a ação, ou seja, a implementação “que é a capacidade de concluir o planejado no dia a dia, no prazo, até o fim e corretamente”, explicou Jucá. O controle e o ajuste de rumo, que integram o quinto passo, estão colocados no topo da pirâmide e precisam ser contínuos e estruturados.

“Esta é a estrutura que a gente sugere. Espero ter passado algumas ideias e colocado algumas ‘pulgas’ em vocês de como fazer acontecer”, finalizou o palestrante, que também sorteou exemplares de seu livro entre os participantes.

ABES

A ABES é uma associação que representa os desenvolvedores de software fazendo um belíssimo trabalho junto ao governo e entidades financeiras com o objetivo de fomentar os negócios na categoria além de monitorar as leis que regem as empresas de tecnologia. A Active Corp é associada desde 2014 apoiando este movimento.

Programa de Melhoria Continua

O programa de melhoria continua da Active Corp, foi implantado em 2011 e visa melhorar a capacitação das pessoas, qualidade dos serviços, qualidade e funcionalidade dos softwares desenvolvidos pela empresa. Um dos pilares do programa é a capacitação de pessoas, conduzido pela Diretora de RH Vera Cescon, que faz questão de que todos os colaboradores sejam envolvidos melhorando suas competências. São ministrados cursos internos e externos mantendo todos atualizados quanto a tecnologia, processos, comunicação e relacionamento.
Segundo a Vera, a palestra foi excelente e mostrou uma maneira pratica e simples de administrar os projetos da empresa conduzindo-os até o final, ressalta também que um dos pontos de atenção abordados na palestra é o excesso de teoria resultando em um planejamento sem fim, deixando em segundo plano um ponto crucial de qualquer projeto que é a ação.

 

Comentários

Dúvidas? Entre em contato!