Sempre que falamos sobre tecnologia, não podemos deixar de lembrar de aplicativos para smartphones e celulares. A palavra “Smart” traduzida do inglês é “Inteligente” e “Phone” é “Telefone”, ou seja, Telefones Inteligentes. Hoje podemos fazer praticamente tudo nesses dispositivos, desde pagamentos de contas em bancos, ouvir músicas, ver vídeos e até mesmo controlar outros dispositivos como smart tv e computadores.
O crescimento dessa tecnologia, deve-se a facilidade que o smartphone oferece de sempre estar no bolso, o que facilita o compartilhamento fotos, realizar o pagamento de uma conta, não sendo necessário digitar o código de barras e somente efetuar a leitura da câmera, procurar uma música para escutar sem olhar em um monte de CD’s, entre outras facilidades que incentivam o uso da tecnologia.
Com a popularização dos smartphones, as operadoras de celulares criaram planos de acesso à internet com um custo popular, que possibilitou praticamente todos os brasileiros a terem acesso à internet através desses dispositivos e poder usufruir dos recursos disponibilizados pelos dispositivos.
Em muitas tarefas do dia-a-dia, os smartphones já substituíram os computadores, como podemos ver no gráfico abaixo:
Muitas empresas de desenvolvimento de software estão de olho nesse mercado, e também já oferecem aplicativos mobile que integram com seus sistemas. Isso significa que um representante comercial pode realizar um pedido no estabelecimento do cliente e no mesmo momento já saber se tem o produto em estoque ou se terá que mandar produzir, um motorista ao realizar uma entrega já informa que a entrega foi realizada para o destinatário somente informando em um aplicativo.
No Brasil e no Mundo, ainda há muito espaço no mercado para novos aplicativos mobile, basta que ele seja intuitivo, simples e realize o que propõe, bastar ter criatividade e descobrir a necessidade das pessoas. Existe uma frase muito famosa do Steve Jobs, que fala “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas” e smartphones e aplicativos moveis é uma prova disso, pois a 10 anos atrás essa tecnologia quase não era conhecida e hoje é utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.