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A Black Friday está chegando e, se você é dono de uma transportadora, essa é a sua chance de alavancar a empresa em meio à maratona de compras e entregas. Para aproveitar essa oportunidade, é essencial preparar sua operação com antecedência. 

O setor de transporte é responsável por abastecer lojas físicas e entregar os pedidos diretamente para os clientes. Sem um processo de entregas eficiente, as empresas perdem a chance de conquistar e fidelizar consumidores. 

Durante a Black Friday, as ações promocionais e descontos causam um aumento repentino no volume de vendas 

Se o seu processo atual já exige horas emitindo documentos fiscais, lidando com extravios de mercadorias e separando rotas manualmente, a situação pode se complicar ainda mais. 

Para evitar sobrecarga e garantir que sua transportadora cresça sem dores de cabeça, você precisa de estratégias eficientes.  

Lendo até o fim você vai descobrir 5 dicas essenciais para você aproveitar ao máximo a loucura de vendas da Black Friday e impulsionar sua transportadora de forma inteligente. 

 

1ª Dica: Roteirize as entregas automaticamente na Black Friday  

A primeira dica que tenho para você é usar a tecnologia a seu favor, automatizando a roteirização de entregas. 

Na corrida das ofertas relâmpago, a rapidez na entrega é um diferencial competitivo crucial, e isso se torna ainda mais evidente na Black Friday. 

Com a alta demanda desse período, separar rotas manualmente pode se transformar em um gargalo que prejudica sua operação e frustra seus clientes. 

Roteirizar cinco ou seis entregas manualmente pode até funcionar no dia a dia normal. Mas durante a Black Friday, os volumes disparam, e sua transportadora precisa estar preparada para lidar com dezenas ou até centenas de entregas diárias.  

Se insistir em separar rotas manualmente, além de perder tempo, você corre o risco de criar rotas ineficientes, o que aumenta o custo operacional e atrasa as entregas. 

Ao adotar um sistema de gestão de transportadora que roteiriza as entregas automaticamente, você otimiza cada rota de forma inteligente, garantindo agilidade.  

Se o tempo de entrega é reduzido, os custos com combustível e a manutenção da frota também são. E o melhor de tudo: seus clientes serão surpreendidos com entregas mais rápidas, o que pode se tornar um diferencial competitivo para sua empresa. 

A tecnologia é a sua aliada nesse momento, permitindo que sua transportadora acompanhe o ritmo da Black Friday e supere as expectativas dos clientes com um nível de eficiência acima das expectativas.  

Use esse período para fortalecer o relacionamento com seus clientes e se destacar como um parceiro confiável, que entrega com agilidade, mesmo nos momentos de maior pressão. 

 

2ª Dica:  Evite extravios com controle rigoroso de coletas e entregas 

Durante a Black Friday, o grande volume de entregas pode aumentar o risco de extravios de mercadorias 

Um cliente que não recebe seu produto ou enfrenta atrasos provavelmente não voltará a comprar com quem te contratou, o que prejudica tanto a sua reputação quanto os negócios dos seus clientes. 

Para evitar esse tipo de problema, é essencial implementar um sistema de controle de entregas que, muitas vezes, custam bem menos do que perder um cliente.  

Uma das maiores preocupações dos consumidores durante a Black Friday é saber os status de suas encomendas. Utilizando um sistema de rastreamento em tempo real, como o Active TudoEntregue, você permite que os clientes acompanhem o progresso de suas entregas de maneira instantânea e online. 

Utilize a tecnologia para criar notificações personalizadas. Com o Active TudoEntregue os clientes visualizam o status da entrega, desde a saída do produto do depósito até a chegada em sua porta.  

Além de evitar extravios, isso também permite que você identifique rapidamente qualquer falha no processo e corrija-a antes que o problema se agrave. 

Além disso, o controle das mercadorias coletadas e em trajeto de entrega oferece uma visão clara de todas as etapas do processo, proporcionando confiança aos clientes e mantendo sua operação organizada, mesmo em períodos de alta demanda. 

 

5 Dicas para ALAVANCAR sua TRANSPORTADORA na BLACK FRIDAY 2024 1

 

3ª Dica: Automatize a emissão de documentos fiscais na Black Friday  

Como você administra a parte fiscal aí na transportadora? Emite documento por documento, digitando os mesmos dados a cada entrega? 

Ser dono de uma transportadora muitas vezes significa ter que administrar o negócio e, ao mesmo tempo, ser operacional. Apesar de ser uma situação comum, esse não é o cenário ideal para o empreendedor que quer crescer. 

Emitir documentos fiscais como CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico e MDF- e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) manualmente é uma dessas atividades operacionais que podem consumir horas preciosas do seu dia.  

Sendo ainda mais desafiador durante a Black Friday, quando o volume de entregas dispara e as demandas aumentam exponencialmente. 

A boa notícia é que esse processo pode ser automatizado, poupando você de perder tempo com a burocracia e permitindo que se concentre no que realmente importa: gerir sua empresa e atender seus clientes com eficiência. 

Por que a automação faz toda a diferença 

Imagine uma fatura de R$30.000,00 ficar travada por causa de um CT-e de R$100,00 que foi emitido com algum erro simples? 

Se você precisar desse valor para o pagamento dos agregados, combustível, adiantamentos ou salário… vai dar ruim. 

Com a emissão automatizada de CT-e e MDF-e, você elimina a necessidade de preencher dados manualmente a cada nova entrega. 

Em vez de gastar seu tempo com a emissão desses documentos, um sistema automatizado pode gerar tudo em segundos, garantindo que seus motoristas saiam para a rota o mais rápido possível. 

Um sistema como o Active Trans, calcula os impostos e busca as NF-es diretamente na Sefaz, preenchendo automaticamente as informações para emissão dos documentos. 

Além de economizar tempo, a automação reduz o risco de erros, que podem resultar em multas e atrasos. Isso é especialmente crítico em um período como a Black Friday, quando o volume de trabalho aumenta e a pressão para entregar rápido é maior. 

Ao automatizar a emissão de documentos fiscais, você agiliza o processo e também garante a conformidade fiscal da sua transportadora, evitando problemas legais e financeiros.  

Está na hora de deixar de lado a burocracia e contar com a tecnologia para focar no crescimento da sua empresa. 

 

4ª  Dica: Descomplique a averbação de carga na Black Friday  

Ao integrar seu sistema de gestão com uma solução automatizada de averbação, você elimina a necessidade de acessar o site da seguradora para cada entrega. 

Já imaginou um sistema fazendo tudo de forma automática, averbando todas as cargas no momento da emissão do CT-e ou MDF-e, sem que você precise digitar nada? 

Além de economizar tempo, essa automação reduz drasticamente o risco de erros. No corre-corre da Black Friday, onde cada minuto conta, qualquer erro na averbação pode gerar problemas com o seguro e comprometer a segurança das cargas. 

Um processo automatizado garante que todas as cargas estejam devidamente asseguradas sem falhas ou atrasos. 

Com a averbação automatizada, sua transportadora se torna mais ágil e eficiente, garantindo que cada mercadoria esteja protegida sem que você precise se preocupar com a burocracia.  

 

5ª  Dica: Mantenha as finanças sob controle com dashboards e indicadores 

Gerenciar o fluxo de caixa da sua transportadora é essencial para garantir a saúde financeira da empresa, especialmente durante períodos de alta demanda, como a Black Friday. 

Com um fluxo de caixa bem controlado, você tem uma visão clara do seu capital disponível e evita “dar um passo maior do que a perna”. 

Com a rotina sempre agitada é difícil parar para fazer análises financeiras detalhadas, não é mesmo? 

Muitas vezes, as finanças ficam para última hora, e os erros só aparecem no momento de pagar as contas, o que pode gerar um desencaixe no fluxo de caixa — um dos maiores desafios enfrentados pelos transportadores. 

A solução? Dashboards financeiros atualizados em tempo real. 

Ao integrar um sistema que centraliza todas as informações financeiras em um painel de controle visual, você consegue acompanhar diariamente a saúde financeira da sua empresa, sem precisar perder tempo com planilhas manuais ou cálculos complexos.  

Com dashboards passando ali na televisão do seu escritório, todas as métricas importantes, como recebimentos, pagamentos, custos operacionais e lucros, estão sempre disponíveis e visíveis. 

Por isso, adotar dashboards financeiros é uma forma prática e inteligente de manter suas finanças sob controle, evitar surpresas e garantir que sua transportadora cresça com segurança e sem comprometer seu capital. 

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