Em vez de ler, que tal assistir?
Muitas vezes é na coleta que acontece o primeiro contato presencial que o seu cliente terá com a sua transportadora. Acompanhar de perto essa etapa é uma prática das transportadoras que querem escalar seu negócio e se preocupam em oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.
Porque do que adianta você ter feito uma venda impecável do seu serviço, mas “queimar seu filme” atrasando na hora da coleta? Esse atraso coloca em risco a pontualidade das entregas, a imagem da sua empresa com o cliente e pode te fazer perder vendas.
Se você não tem tempo de controlar suas coletas, hoje vai descobrir uma forma rápida de ter visibilidade dos números e indicadores da sua operação. Vou simplificar a sua logística e deixar mais suave do que um asfalto recém-recapeado… rs.
Então, vamos lá?
Por que é tão importante acompanhar as coletas?
A coleta é a primeira ação da sua transportadora com o cliente após fechar um negócio com você, ou seja, é a hora do “vamos ver”.
É o primeiro momento em que o seu cliente tem contato presencial com a sua transportadora, influenciando diretamente na percepção da qualidade do serviço prestado.
Aí, imagine que é início do seu expediente e você recebeu 15 solicitações de coletas.
As horas vão passando… e quando olha seu controle feito na planilha, percebe que só conseguiu coletar 10.
Já ficará com um saldo negativo de 5 coletas para o próximo dia. Se isso acontecer por 2 dias seguidos, você vai ficar um dia inteiro atrasado. Se você tiver um indicador para coletas no prazo, com certeza ele vai despencar.
Uma dica importantíssima para esses casos é que em vez de deixar seu cliente esperando um motorista que não vai chegar, combine um novo prazo para coleta.
Mas sendo bem sincero, você não pode deixar que descuidos como esse aconteçam, porque diz muito sobre o quão profissional sua empresa é… ou não é.
Os riscos de não dar devida importância a etapa da coleta
Se você não der a devida importância para a etapa de coleta, fica suscetível a deslizes que colocam em risco o prazo das entregas.
Claro que imprevistos acontecem. Não estou falando dos casos que são inevitáveis, mas sim dos que poderiam ser evitados com um controle eficiente.
Os riscos de não ter um controle das coletas são:
- Ficar “no escuro” (falta de visibilidade): Você precisa saber tudo o que acontece na sua transportadora, acompanhar cada processo que envolve a entrega. Às vezes você perde o cliente e fica “quebrando a cabeça” para entender o porquê. Com visibilidade é possível atuar nos problemas a tempo de entregar no prazo e fidelizar seus clientes;
- Atrasar a entrega: Você já deve ter ouvido a expressão: “O que começa errado, termina errado.” É até óbvio, né?!… Se atrasou para coletar a mercadoria vai afetar no prazo da entrega;
- Prejudicar a imagem da empresa: Seu cliente fechou um negócio com você, está confiando no seu serviço e pontualidade. É o mínimo que ele espera. Então, não “deixe ele na mão”.
Se você tiver visibilidade e um controle de coletas eficiente, vai conseguir pensar estrategicamente e tomar ações com base em dados. Vai saber, por exemplo, se a quantidade de veículos atual é satisfatória, se os motoristas estão chegando no cliente na hora agendada… e por aí vai.
Como controlar as coletas de forma rápida
Vou te falar… ninguém aguenta mais tanta papelada e planilhas com várias colunas para preencher.
Isso não é nada rápido e eficiente. O transporte é movimento, é correria… como pedir para o cliente esperar se ele tem prazo para entregar?
Já imaginou um cliente ligar e perguntar qual é o tempo médio das coletas? Você saberia responder rapidamente sem precisar analisar pedido por pedido e planilha por planilha?
Com um dashboard ali na sua sala, por exemplo, te mostrando em tempo real o tempo médio das coletas, quantas coletas precisam ser feitas no dia, quantas estão pendentes, quantas foram realizadas, você vai ter uma economia gigantesca de tempo.
E não só economiza tempo… você mostra ao cliente que está tudo sob controle e que ele pode confiar no seu serviço.
A melhor forma de analisar os indicadores das coletas
A forma mais fácil e rápida de acompanhar cada coleta da sua transportadora é com tecnologia. Inclusive, existem empresas que só contratam transportadoras que disponibilizam informações em tempo real, porque é uma exigência do cliente lá da ponta.
A melhor forma é com uma tecnologia que te dê visibilidade completa. Diferente do que muitos pensam, implantar tecnologia não deve ser visto como um trabalho a mais e sim inúmeros processos a menos.
Você é o dono, é quem começou esse negócio, talvez seja o próprio motorista… e como alguém que preza por cada cliente, você precisa analisar se está prestando o melhor serviço.
Como você analisa o seu serviço se não sabe o percentual das coletas que estão com pendências, quais estão atrasadas ou quantas foram realizadas com sucesso?
Como já explicamos em outras matérias o primeiro passo para você conseguir fazer a análise dos seus indicadores é ter o registro de todas as informações sobre a sua operação centralizadas em algum lugar, como em um sistema de gestão por exemplo.
Há sistemas, como o Active Trans, que colhem e organizam todas as informações das suas coletas e entregas e geram os relatórios e gráficos automaticamente para simplificar o seu dia a dia e sobrar mais tempo para você focar em escalar a sua transportadora.
Com um dashboard como esse aqui, por exemplo, você visualiza rapidamente os dados estratégicos das suas coletas para facilitar sua análise.
Então, se você ainda não tem dashboards para gerenciar suas coletas, entregas e faturamento da sua transportadora, está na hora de acelerar nessa direção!
Se você quer que eu detalhe mais sobre esse e outros dashboards que você pode e deve ter aí na sua transportadora, deixa aqui nos comentários.
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