Em virtude das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, e do desligamento de energia em grande parte do estado, podemos enfrentar oscilações para validar documentos CT-e e ainda mais na emissão de MDF-e, uma vez que todo o país usa a estrutura de RS para validar MDF-e.
Neste caso, a orientação é a emissão de forma contingente. Ao enviar e identificar que o servidor está fora, o Active Trans dá a possibilidade de marcar a opção e emitir em contingência.
Na emissão de CT-e e MDF-e após a tentativa de envio, basta marcar a opção de contingência e clicar no botão “OK”. Para realizar a impressão, marque enviados e imprima. No Active Trans os documentos autorizados em contingencia ficarão “verdes”, que significa “Emitido em contingência”. Importante ressaltar que é necessário validar o documento posteriormente em ambiente de produção.
Os encerramentos de MDF-e emitidos antes da situação atual também podem oscilar, uma vez que o MDF-e foi validado no ambiente principal da Sefaz e este pode estar fora do ar.
E a todos que de alguma forma foram afetados por essa tragédia nosso respeito e solidariedade.