1. Saiba todas as Taxas que são cobradas no CT-e da Transportadora;

Quem já faz a conferência de seus fretes através do Active OnSupply, sabe como essa análise é crucial para a empresa e evita prejuízos na hora de pagar os transportadores.

Pensando facilitar ainda mais suas conferências, agora é possível configurar o TMS Active OnSupply para conferir todas as taxas cobradas pela transportadora. Assim, você poderá identificar cobranças indevidas no CT-e com mais facilidade.

Veja como é simples utilizar este recurso:

  • Acesse a tela “Homologação de Transportadora” e pesquise a transportadora na qual a configuração será realizada.
  • Clique em “Regras do transportador” e em seguida em “XML”.
  • Após isto, informe a descrição que o transportador utiliza nos XMLs dos CT-es nos respectivos campos. Por exemplo, se para informar o Frete Valor o transportador utiliza a descrição “AD Valorem” no XML, deve-se preencher exatamente esta descrição no campo correspondente. Caso a taxa cobrada não se encaixe em nenhum dos campos disponibilizados pelo sistema, ela será incluída no campo “Outros” na visualização do CT-e.

 

  • Importante: Para atualizar a informação em todas as filiais da transportadora, basta marcar “sim” na opção “Atualizar em todos os CNPJ’s” antes de salvar.
  • Ao finalizar o preenchimento, basta clicar em salvar. Assim, sempre que um CT-e for importado no Active OnSupply, seus valores serão retornados corretamente nos campos escolhidos, e você poderá identificá-los facilmente durante a conferência dos CT-es.
  • Vale ressaltar que o ajuste funcionará para todos os CT-es importados por XML, independentemente da sua forma de importação. Caso você opte por importar manualmente, por certificado digital, Webservice ou até mesmo por FTP, o TMS continuará informando os valores nos campos corretos.

Quer conhecer mais sobre este recurso e padronizar as informações recebidas nos CT-es? Entre em contato com nossa equipe de suporte e saiba como otimizar ainda mais sua conferência de frete!

 

2. Identifique problemas com antecedência: Painel de Resolução de Problemas

 

Você já passou por uma situação na qual a data de vencimento de uma Fatura estava próxima e a ela ainda não estava aprovada no Active OnSupply? Ou então o dia de sua coleta estar chegando, sem que você tenha uma confirmação do transportador?

O Painel de Resolução de Problemas do Active OnSupply te auxilia a identificar casos como estes com facilidade e antecedência, apresentando na tela todos os documentos que constam com algum tipo de pendência, como faturas não aprovadas, coletas sem aceite e ocorrências sem solução. Assim, você pode executar as medidas necessárias com maior eficiência e em tempo hábil.

  • Para acessar o painel, basta localizar a tela “Painel de Resolução de Problemas” no menu “Gestão da Informação”;
  • Após isto, você pode escolher quais problemas deseja solucionar no calendário. Por exemplo, caso selecione o tipo “Fatura pendente de aprovação”, o sistema irá apresentar todas as faturas desaprovadas que se encontram próximas da data de vencimento. Caso opte pelo tipo “Coletas sem aceite”, o sistema se baseará na data de agendamento da coleta;

 

  • Também é possível visualizar por mês, semana ou dia, alternando as datas no ícone indicado, e realizar filtros por destinatário, transportador e etc. Clique na opção “Lista” caso prefira obter uma lista dos documentos em vez de visualizar em um calendário;
  • Ao clicar no calendário, o Active OnSupply apresentará uma relação das pendências do dia;
  • Você também pode visualizar os documentos clicando no ícone indicado abaixo;
  • Caso queira visualizar somente um documento, clique no ícone ao lado da numeração; 
  • Além de todas estas possibilidades, você também pode receber notificações sobre estas pendências por e-mail ou no próprio acesso do TMS!

Quer como identificar rapidamente ocorrências sem solução, CT-es sem cálculo e qualquer tipo de pendência no sistema? Contate nossa equipe de suporte e confira como você pode simplificar seu dia a dia.

 

3. Agendamento de entrega

 

Para quem já acompanha regularmente as ocorrências lançadas pelo transportador no Active OnSupply e está sempre atento à previsão de entrega de suas notas, agora, é possível registrar todas as entrega agendadas.

Para usufruir desta facilidade, basta configurar a ocorrência desejada para o agendamento e orientar o transportador a lança-la informando no EDI para quando a entrega foi agendada.

Veja como é simples definir a ocorrência desejada:

  • Acesse a tela “Tipo de Ocorrência”, localizada no menu “Cadastro”;
  • Localize a ocorrência desejada, neste exemplo a 91 – Entrega Agendada, e marque “sim” nas opções “Necessita de Interação” e “Agendamento”;

 

  • Importante: É necessário que a opção “Necessita de Interação” esteja marcada como “sim” a fim de evitar que a ocorrência altere automaticamente a previsão de uma entrega.
  • Após isto, quando o transportador lançar a ocorrência, basta o responsável realizar sua baixa para que a data de previsão seja alterada!
  • Você também pode escolher para quais tipos de frete o agendamento será realizado. Basta acessar a tela “Tipo de Frete” no menu “Cadastros” e localizar o tipo de frete desejado;
  • Após acessar o tipo de frete, clique em editar e marque como “sim” a opção “Altera data de previsão”. Assim, o TMS permitirá que a ocorrência lançada altere a previsão somente dos tipos de frete com esta opção selecionada;

Você já trabalha com agendamento de entregas e gostaria de saber mais sobre esta novidade? Contate nossa equipe de suporte para mais informações!

 

4. Automatize suas cotações de frete (SPOT)

Como funciona o processo de definição de transportadora para fretes combinados na sua empresa? Você perde horas falando com vários transportadores pedindo contações e negociando descontos para conseguir os melhores valores de frete e prazos de entrega?

Com o Active OnSupply, você simplifica todo este processo, deixando que as próprias transportadoras lhe enviem estas informações, sem que você precise passar o dia inteiro no telefone e enviando e-mails!

Veja como é simples usufruir dessa facilidade:

  • Acesse a tela “Orçamento de Frete” no menu “Gestão de Entrega”;
  • Inclua um novo orçamento de frete, depois clique em “Enviar ao FreteApp”;

 

  • Informe até quando as transportadoras devem enviar as cotações e clique em “Enviar”;
  • Assim, o Active OnSupply enviará uma solicitação de cotação por e-mail para todas as transportadoras do seu cadastro que atendam aquela região e que possuam e-mail de contato já configurado. Após isto, os valores de frete e prazo de entrega enviados pelas transportadoras retornarão para você diretamente no orçamento para você escolher a transportadora que se adequa melhor ao serviço.

 

  • O TMS sempre apresentará primeiro a transportadora com menor prazo e valor de frete, entretanto, é possível escolher outra ao clicar na seta indicada e confirmar a troca.
  • Clique em “Editar” para visualizar as observações informadas pelos transportadores. Aprove o orçamento após decidir a transportadora que será contratada;
  • Para configurar os contatos que receberão as cotações, basta acessar o cadastro da transportadora na tela “Homologação de transportadora” no menu “Gestão de frete”;
  • Selecione o contato desejado, conforme o indicado;
  • Marque como “Sim” a opção “Cotação FreteApp” e clique em “Salvar”;
  • Assim, sempre que você precisar de um frete spot, esses contatos receberão a cotação enviada, tornando muito mais fácil e rápido eleger a melhor transportadora!

Ainda não faz orçamentos no Active OnSupply? Contate nossa equipe de suporte para saber como este recurso pode facilitar suas tomadas de decisões.