Active Trans ainda mais atualizado: DC-e, integração e preparo para a Reforma Tributária 🚛 

Mais facilidade para gerar a Declaração de Conteúdo Eletrônica – DCE  

Agora, o Active Trans permite que você gere e envie a Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) diretamente pela tela 461 – Manutenção / Inclusão de Notas Fiscais.] 

O DC-e (Declaração de Conteúdo Eletrônica) já existia antes, no papel. A diferença é que agora está se tornando digital e obrigatório em todo o Brasil a partir de abril de 2026. 


Pensando nisso, a nova funcionalidade inclui a indicação detalhada dos itens e a integração automática com a SEFAZ-SP, garantindo conformidade fiscal, segurança jurídica e mais agilidade no transporte de mercadorias sem nota fiscal (nos casos permitidos por lei: doações, devoluções, amostras grátis, mercadoria própria do transportador, entre outros). 

🔍 O que mudou? 

Um novo botão foi adicionado na tela 461: 
“Declaração de Conteúdo Eletrônica > Enviar para SEFAZ” 

O envio ocorrerá automaticamente quando

  • A SEFAZ estadual for São Paulo; 
  • O documento incluído for do tipo “Declaração“; 
  • Todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos; 
  • Houver pelo menos um item incluso
  • ainda não houver autorização da SEFAZ. 

O envio é feito por integração via webservice e, após o envio, o sistema gera automaticamente a chave de acesso do documento. 

📌 Observação: Nesta fase, o PDF da DC-e ainda não é gerado automaticamente, mas essa funcionalidade está em desenvolvimento, alinhada à data de obrigatoriedade. 

Na tela 301 – Parâmetros Gerais > Geral, incluímos o campo “Nº Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) para controle do número sequencial do documento. 

Além disso, criamos uma nova área de configuração específica: 
“Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e)”, onde você pode definir: 

  • Certificado digital; 
  • Caminho do Schema; 
  • E demais parâmetros técnicos necessários. 

💡 A DC-e deve ser incluída normalmente em um CT-e, conforme a sua rotina padrão. 

Legal, né? 

Mais visibilidade das entregas com a integração Active Trans x Active TudoEntregue 

Agora, você tem mais transparência sobre as entregas que vieram da integração entre o Active Trans e o TudoEntregue

🔍 O que mudou? 

Criamos uma nova TAG automática no TudoEntregue para identificar todas as entregas recebidas pela API do Active Trans. 

Essa identificação inclui os seguintes cenários: 

  • Envio de documento do tipo “Minuta”
  • Envio de relação de entrega pela tela 505; 
  • Envio de entregas através da viagem na tela 405
  • Envio de CT-e por impressão de manifesto, conforme o parâmetro configurado. 

Benefícios: 

  • Transparência: você identifica facilmente quais entregas vieram do Active Trans. 
  • Rastreabilidade: cada entrega recebe automaticamente uma TAG, facilitando auditorias e controles. 

Mais segurança fiscal com a apuração de IBS e CBS – Reforma Tributária 

Com a chegada da Reforma Tributária, o sistema passa a se preparar para a nova era fiscal no Brasil. Os tributos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) substituem gradualmente o PIS, COFINS, ICMS e ISS, e agora o sistema já está pronto para apurar tudo com base nas novas regras, garantindo conformidade e precisão nos valores apurados. 

🔍 O que mudou? 

Nova apuração de tributos:  

  • IBS (0,1%) e CBS (0,9%) passam a ser apurados automaticamente conforme as novas diretrizes da Reforma Tributária. 
  • A apuração é feita sobre o frete base + adicionais, seguindo as regras de composição da legislação. 

Separação dos valores:  

  • Os valores apurados de IBS e CBS não são somados ao valor total do CT-e ou NFS-e. 
  • Mantém-se assim a integridade do documento fiscal e a clareza contábil

Compatibilidade mantida:  

  • O Active Trans continua calculando normalmente os tributos ICMS e ISS, garantindo transição suave e coexistência das regras até a completa implementação da Reforma. 

Benefícios 

  • Conformidade fiscal com a nova legislação. 
  •  Precisão e transparência nos cálculos. 
  • Segurança contábil com valores revisados e segregados. 
  • Eficiência operacional com menos ajustes manuais. 
  • Planejamento financeiro aprimorado com dados mais claros e confiáveis. 

Para saber mais detalhes sobre a novidade, é só entrar em contato com a equipe de suporte