Em outra matéria (confira aqui) citei sobre a importância de um RH estratégico e fiquei me perguntado: “Será que as empresas têm consciência do que é ter um RH efetivamente estratégico? ”.

Quero falar sobre isso hoje! Ultimamente, fala-se muito sobre um RH estratégico em diversas empresas, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor e, com certeza, em contextos bem diferentes. Ter um departamento de recursos humanos estratégico é importante para empresas de todos os ramos, inclusive as transportadoras.

O que observo é que o RH está sendo estimulado cada vez mais a se tonar mais estratégico. Este estimulo ocorre principalmente por parte da liderança.

Agora vamos entender o que é um RH estratégico. O RH está focado nas necessidades da empresa e atua diretamente no desenvolvimento da organização. O departamento de RH estratégico trabalha em busca de resultados, preocupa-se com os indicadores, sabe os objetivos da empresa, agrega valor à companhia e aos colaboradores.

É fundamental que o RH seja firme no desenvolvimento de estratégias, que tenha profissionais com uma visão de mercado, que conheça os negócios da organização, que atua entre as diversas áreas para apoiar gestores, diretores e colaboradores. Que tenha uma visão do todo sobre os sistemas e processos executados.

Estas são as principais características de um RH estratégico que dá suporte e é parceiro em negociações valiosas.

 

 


 

Comentários